Conheça a viagem

Tudo o que você precisa saber sobre a Rota do Peregrino

ROTA DO PEREGRINO

O Ministério Fiel tem a alegria de convidá-lo para se juntar a nós na Rota do Peregrino. Vamos passar duas semanas visitando lugares históricos conectados à reforma protestante e teremos aulas e palestras sobre o avanço da igreja na Grã Bretanha nos séculos XV e XVI. Veremos como homens simples, fiéis e destemidos desafiaram os poderes de seu tempo, se levantaram contra reis e rainhas e contra os poderes estabelecidos para anunciar o evangelho de Jesus Cristo, mesmo ao custo de sua própria vida e saúde. Veremos a história de ministros de Deus que lutaram para purificar a igreja de Cristo, reformando o culto da igreja e os costumes de seu tempo, impactando sua própria geração e influenciando as gerações futuras.

CONTAGEM REGRESSIVA
{y<}
{yn}

{yl}

{y>}{o<}
{on}

{ol}

{o>}{w<}
{wn}

{wl}

{w>}{d<}
{dn}

{dl}

{d>}{h<}
{hn}

{hl}

{h>}{m<}
{mn}

{ml}

{m>}{s<}
{sn}

{sl}

{s>}

Palestrantes e convidados

Conheça quem estará presente na conferência

TIAGO SANTOS

Tiago Santos é bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba. Atualmente faz seu Mestrado no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É presbítero na Igreja Batista da Graça, em São José dos Campos-SP, editor-chefe da Editora Fiel e diretor pastoral do Seminário Martin Bucer.

    IAIN MURRAY

    Iain Murray (1931), PhD, é ministro da Igreja Presbiteriana da Austrália, co-fundador da editora The Banner of Truth, da Escócia (1955) e serviu como pastor assistente de Martyn-Lloyd Jones na Capela Westminster (1956-1959). É autor de dezenas de livros e conhecido como um dos principais historiadores da igreja de nossos dias.

      JONAS MADUREIRA

      Jonas Madureira é pastor da Igreja Batista da Palavra em São Paulo, editor de Edições Vida Nova e professor do seminário Martin Bucer. Bacharel em teologia pelo Betel Brasileiro e pelo Mackenzie. Mestre em filosofia pela PUC-SP e doutor em filosofia pela USP e Universidade de Colônia, Alemanha.

        Cronograma de viagem

        A programação mais completa para você aproveitar essa viagem ao máximo!

        17:00
        Embarque no aeroporto de Guarulhos

        Sairemos todos juntos do aeroporto de Guarulhos SP, São Paulo (Brasil) com destino a Londres – Inglaterra.

        14:00
        Chegada no aeroporto de Heathrow - Londres

        Chegaremos em Londres por volta das 14h e teremos o dia livre para descanso! Faremos o Check-in no hotel e o grupo estará dispensado de atividades.

        Nossa sugestão é que o grupo esteja junto para o jantar (que está previsto para as 19:00). Iremos para um restaurante próximo ao hotel. Reserve aproximadamente £15 libras para o jantar.

        Retornaremos ao hotel para descansar da viagem e nos prepararmos para o próximo dia.

        07:00
        Café da manhã

        O café da manhã geralmente é servido das 06:00am as 09:00am (verificaremos os horários na chegada ao hotel). Fique a vontade para acordar e tomar seu café dentro do horário proposto pelo hotel.

        Partiremos para Cantuária para passar o dia (ônibus – 1.30h de viagem).

        Visitaremos:
        Catedral de Canterbury: A catedral ou Sé da Cantuária (em inglês Canterbury Cathedral) é um dos mais antigos e mais conhecidos templos do cristianismo da Inglaterra. É a catedral do arcebispo anglicano de Cantuária, o primaz da Inglaterra e líder religioso da Igreja de Inglaterra. É a igreja-mãe da Diocese Anglicana de Cantuária (a leste de Kent) é o foco do anglicanismo.

        Mosteiro Agostiniano: A Abadia de Santo Agostinho (em inglês: St Augustine Abbey) foi uma abadia beneditina em Cantuária, em Kent, na Inglaterra.[1] Um dos principais objetivos dela, desde a fundação, foi o de ser o local de sepultamento dos reis de Kent e dos arcebispos de Cantuária.

        Tiago Santos

        Teremos um tempo para jantar e, logo em seguida, retornaremos para Londres para descansar. Reserve um dinheirinho extra para o jantar.

        07:00
        Café da manhã

        Procure levantar cedo para tomar um café da manhã com todos. Esse dia será bastante corrido.

        Biblioteca Britânica: A Biblioteca Britânica (em inglês British Library) é a Biblioteca Nacional do Reino Unido, uma das maiores do mundo. Atualmente, o seu acervo possui aproximadamente 150 milhões de itens e a cada ano incorporam-se à coleção cerca de três milhões de itens novos. Há também coleções e manuscritos bem interessantes da Bíblia!

        Cemitério Bunhill Fields: Aqui encontraremos os túmulos de Isaac Watts, Thomas Goodwin, John Owen, John Gill, William Blake, John Bunyan, membros da família Cromwell e a mãe de John Wesley, Susannah.

        Capela e à casa de John Wesley: Onde ele viveu os últimos onze anos da sua vida. A Capela de Wesley é uma igreja metodista em Londres que foi construída sob a direção de John Wesley, o fundador do movimento metodista. Agora é um local de culto e atração de visitantes, incorporando o Museu do Metodismo em sua cripta e a Casa de John Wesley ao lado da capela.

        Smithfield Market – Parliament Square – Big Ben – Buckingham Palace Smithfield Market: é um lugar cheio de história. Tem havido mercado de gado no local há mais de 800 anos.

        Parliament Square: é uma praça no extremo noroeste do Palácio de Westminster, no centro de Londres. Possui uma grande área verde aberta no centro com árvores a oeste, e contém onze estátuas de estadistas e outros indivíduos notáveis.

        Big Ben: é o apelido do Grande Sino do relógio na extremidade norte do Palácio de Westminster em Londres e geralmente é também se refere ao relógio e à torre do relógio. A torre é oficialmente Elizabeth Tower, renomeada para celebrar o Jubileu de Diamante de Elizabeth II em 2012; antes disso, era conhecido simplesmente como a Torre do Relógio.

        Buckingham Palace: é a sede administrativa do monarca reinante do Reino Unido. Localizado na cidade de Westminster, tem sido um ponto focal para os britânicos em tempos de alegria nacional e de luto.

        Westminster Abbey
        Abadia de Westminster, cenário para cada coroação desde 1066, quando William, o Conquistador, foi coroado William I.

        Jerusalem Chamber
        Se obtivermos permissão especial, visitaremos a histórica Câmara de Jerusalém, o local da morte de Henrique IV em 1413. É aqui que a Confissão de Westminster foi escrita e os comitês se reuniram ao traduzir a Bíblia King James.

        Metropolitan Tabernacle (igreja de Charles Spurgeon)
        O Tabernáculo Metropolitano é uma grande igreja Batista Reformada. Era a maior igreja não conformista de seu dia em 1861. O Tabernacle Fellowship tem tido culto desde 1650. Seu primeiro pastor foi William Rider; outros pastores e pregadores notáveis incluem Benjamin Keach, Dr. John Gill, Dr. John Rippon e C. H. Spurgeon. O pastor atual é Dr. Peter Masters.

        Jonas Madureira

        Após o jantar, retornaremos ao Hotel.

        07:00
        Café da Manhã

        Procure levantar cedo para tomar um café da manhã com todos. Esse dia será bastante corrido.

        Torre de Londres
        Uma das fortalezas mais impressionantes do mundo. Construído em madeira em 1067 por William I, foi substituído por pedra em 1077-1097 e sofreu outras modificações e expansão por parte de governantes subsequentes. Serviu como residência real, repositório das Jóias da Coroa e, mais notavelmente, como uma prisão.

        Westminster Chapel (Igreja de Martyn Lloyd Jones) A igreja teve vários pastores notáveis, incluindo G. Campbell Morgan (1904-17, 1933-43), John Henry Jowett (1918-22), Martyn Lloyd-Jones (1939-68), RT Kendall (1977-2002) e Greg Haslam (2002-16).

        Grand Hampton Court Palace
        Henry VIII foi o primeiro proprietário real de Hampton Court em 1528. Grande parte do palácio original foi perdido no final do século XVII, quando William III e Mary contrataram o Sr. Christopher Wren para reconstruir e modernizar o palácio. Os jardins evoluíram ao longo do tempo, com um canal de uma milha feito por Charles II, a Grande Fonte criada por William III e o famoso labirinto ao norte do palácio em 1702.

        British Museum
        O British Museum é uma instituição pública dedicada à história, arte e cultura humanas. A sua coleção permanente, com cerca de 8 milhões de obras é uma das maiores e mais abrangentes e é originária de todos os continentes, ilustrando e documentando a história da cultura humana desde seus inícios até o presente.

        Iain Murray

        Após o jantar, retornaremos ao Hotel.

        07:00
        Café da Manhã

        Procure levantar cedo para tomar um café da manhã com todos. Esse dia será bastante corrido também.

        Partiremos para Cambridge na parte da manhã (ônibus – 1.30h). Cambridge é o lar da segunda universidade mais antiga da Inglaterra.

        Faremos um passeio a pé ao deslumbrante King’s College Chapel, construída por três reis (Henry VI, Henry VII e Henry VIII) entre 1446 e 1515.

        Também veremos lugares associados a William Perkins, John Wycliffe e William Tyndale.

        Round Church
        Originalmente construída em 1130 A.D, a Round Church é o segundo edifício mais antigo de Cambridge. É o local onde grandes multidões vieram ouvir William Perkins pregar e lecionar na St. Andrew the Great Church, a igreja que se reuniu na Igreja Round por quase 800 anos.

        Tiago Santos

        Jantaremos por volta das 19:00h e retornaremos ao hotel (ficaremos em Cambridge) logo em seguida para descansar.

        09:00
        Viagem “Ely – Bedford”

        Sairemos de Cambridge para Ely (ônibus – 30min). Ely é uma pequena cidade conhecida pela sua catedral magnífica e por ser o lugar onde Oliver Cromwell e sua família viveram de 1636 a 1647.

        Visitaremos a casa de Oliver Cromwell para aprender sobre a sua história.

        Iremos conhecer a Catedral de Ely, uma catedral anglicana. Tem suas origens em 672 dC quando St Etheldreda construiu uma abadia. Arquitetonicamente é notável por detalhes estilísticos. Tendo sido construída em um estilo românico monumental e algumas partes em um exuberante gótico decorado.

        Iremos para Bedford (ônibus – 1.30h).
        Visitaremos o museu do líder puritano John Bunyan, que contém exposições de sua vida e obras. A placa em High Street mostra o local da prisão de Bunyan, onde ele escreveu o trabalho mais célebre, O Peregrino. Depois da Bíblia, o livro O Peregrino de Bunyan é o mais lido da cristandade!

        Jonas Madureira

        Retornaremos de viagem por volta das 20:00. O horário do jantar será definido no próprio dia. Ficaremos em Bedford mesmo para prosseguirmos na viagem.

        07:00
        Café da manhã

        Café da manhã no hotel.

        Partiremos de Bedford para York (ônibus – 3.15h). York é uma cidade medieval murada, fundada por Romanos em 71 A.D.

        Faremos um passeio guiado para a Gothic Cathedral (Catedral gótica), comumente conhecida como York Minster. Um dos maiores tesouros de Minster é a riqueza de vitrais, a maior coleção de vitrais medievais na Inglaterra.

        Também visitaremos os Shambles, com suas ruas pitorescas e casas emolduradas em madeira;

        Logo após iremos para a Torre de Clifford, que fica em um monte alto erguido por William the Conqueror.

        Por último visitaremos o Yorkshire Museum para conhecer a tradição romana de York.

        Tiago Santos

        Sugerimos o jantar por volta das 19:00 e, logo após, o retorno ao hotel para descanso.

        07:00
        Café da manhã

        Café da manhã no hotel.

        Saída de York para Holy Islands, Escócia (ônibus – 3h).

        Nós visitaremos Lindisfarne Priory, uma casa beneditina fundada pelo monge celta St. Aiden em 635 A.D. e o castelo Lindisfarne do século XVI.

        Partiremos para Edimburgo (ônibus – 2h) onde teremos um dia inteiro para explorar a capital da Escócia!

        Visitaremos St. Giles’ Cathedral. John Knox foi o primeiro ministro de St. Giles após a Reforma, e ele desempenhou um papel fundamental no estabelecimento de estilos de culto e administração, os quais foram aceitos em todo o país. Quando Knox morreu em 1572, ele foi enterrado nessa igreja.

        Também conheceremos Greyfriar’s Kirk e Churchyard, onde a National Covenant (Aliança Nacional) foi assinada em 1638 e onde é a casa de John Knox. Exposições dentro desta casa fornecem informações sobre as crenças e o caráter de Knox, bem como sobre o que era a Escócia durante a Reforma.

        Tiago Santos e Jonas Madureira
        07:00
        Café da manhã

        Café da manhã no hotel.

        Visita ao Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial da rainha da Escócia e as ruínas adjacentes da abadia.

        Nosso dia termina com um passeio pelo Castelo de Edimburgo, construído em Castle Rock e ocupado tão cedo quanto 1.000.C. O edifício mais antigo é a Capela de Santa Margarida (St. Margaret’s Chapel), datada do século 11.

        Tiago Santos
        08:00
        Domingo - Dia livre

        Estaremos livres para atividades individuais ou coletivas, conforme o grupo preferir.

        07:00
        Café da manhã

        Café da manhã no hotel e preparação para a viagem do dia.

        Partiremos de Edimburgo à St. Andrews (ônibus 1.30h)

        Visitaremos o Castelo de St. Andrews, onde George Wishart e John Knox provavelmente estiveram presos.

        Depois iremos ao cemitério onde Samuel Rutherford e Thomas Halyburton estão enterrados lado a lado.

        Conheceremos:
        As ruínas da catedral destruídas durante a Reforma.

        Monumento dos Mártires (Martyrs’ Monument), que comemora uma série de figuras protestantes martirizadas em St. Andrews entre 1520 e 1560.

        Universidade de St. Andrews

        Tiago Santos

        Jantaremos entre as 19:00 e 20:00 e depois retornaremos ao hotel para descanso.

        04:00am
        Retorno ao Brasil

        Nosso vôo para o Brasil é bem cedinho e precisamos sair do hotel antes mesmo do sol raiar 🙂 Provavelmente tomaremos café no aeroporto.